Tabela de avaliação

Curta!

5 exercícios de lógica para treinar o cérebro

03 fevereiro 2017

Fazer questões de lógica é um dos meios de treinar o cérebro. Ao fazer isso você estará desenvolvendo o seu raciocínio, tornando o mais ágil e fortalecendo sua memória, por exemplo. E foi exatamente visando isso que eu resolvi trazer algumas questões de lógica (com níveis de dificuldades em ordens aleatórias) pra vocês, eu particularmente sempre que vejo alguma quero fazer. Vou desenvolver o raciocínio junto com vocês e consequentemente deixaria a resposta, mas deixarei um bônus. Contudo, deixarei algumas outras pra vocês se divertirem haha. Sejam sinceros, tentem resolver a questão antes de olhar a resposta.

1. Qual tanque ficará cheio primeiro?
Essa é uma das mais fáceis, mas também vi muita gente errando e caindo na pegadinha dela. A ordem das respostas mais votadas foi essa: a grande maioria votou no tanque número 2; uma parte considerável votou no 4; poucas pessoas no 3; e por fim, quase não houve votos no 1. A resposta é o tanque de número 3 e posteriormente ele irá encher o número 4 e ambos irão transbordar. Quem não conseguir visualizar bem a questão, achei esse gif na internet sensacional.
Resposta da questão do tanque
2. Qual o número da vaga em que o carro está parado?
Essa é uma das questões que deu o que falar em 2014, se não me engano. Vi muitas pessoas ficarem doidas querendo achar a resposta, que depois que descobrimos, percebemos que estava na nossa cara o tempo todo. Eu era uma delas, ainda sentia vergonha de não ter conseguido resolvê-la, pois, crianças do primeiro ano de Hong Kong, faziam isso. A resolução é bem simples, quando você vira a figura de cabeça pra baixo, percebe que essa numeração está em ordem crescente, logo, o carro está estacionado na vaga de número 87.

3. Qual o resultado?
Essa é uma grande pegadinha também, na minha opinião, ela se encaixa mais na questão de atenção com as informações do que lógica, propriamente dito. Mas, coloquei aqui porque é ótimo pra treinar esse tipo de atenção que devemos ter durante as provas que, geralmente, são recheadas de pegadinhas escondidas. Ela induz a todo instante que os números estão sendo duplicados e a partir do número 3 ou 4 o seu cérebro entra no estado automático, pois entendeu o qual é o comando da questão. E sabendo disso, eles colocam a pegadinha do número 11, tenho certeza que a maioria das respostas foram 1111. Mas, quem estiver atento, vai perceber que a resposta já estava nas informações que foram passadas e responder 1.

4. Três homens, Luís, Carlos e Paulo, são casados com Lúcia, Patrícia e Maria, mas não sabemos quem é casado com quem. Eles trabalham com engenharia, advocacia e medicina, mas também não sabemos quem faz o quê. Com base nas dicas abaixo, tente descobrir o nome de cada esposa e a profissão de cada um.
a) O médico é casado com Maria
b) Paulo é advogado
c)Patrícia não é casada com Paulo
d) Carlos não é médico

Eu simplesmente amo questões assim, aparentemente parecem um tanto trabalhosas, mas essa é uma das mais simples desse estilo. O melhor jeito de resolver é separar as informações em uma tabela: nome dos três homens, as três profissões e o nome da esposa.
Só com os itens b e c já resolvemos a vida do Paulo, ele é o advogado e casado com a Lúcia. Com o item a e d, resolvemos a vida do Luís, que é o médico e casado com Maria. E por fim, restou Carlos, o engenheiro casado com a Patrícia.

5. A negação de "hoje é segunda-feira e amanhã não choverá" é:
a) hoje não é segunda-feira e amanhã não choverá
b) hoje não é segunda-feira ou amanhã choverá
c) hoje não é segunda-feira então amanhã choverá
d) hoje não é segunda-feira nem amanhã choverá
e) hoje é segunda-feira ou amanhã choverá

Essa questão pode ser um pouco difícil pra quem ainda não aprendeu lógica matemática, vou explicar brevemente aqui porque o foco hoje não é explicar a matéria, mas sim a questão. Bom, primeiro a gente denomina hoje é segunda-feira pela letra P e amanhã não choverá pela letra Q (só pra me facilitar). Depois, fazemos a coisa mais óbvia do mundo faz a negação isoladamente das frases "hoje não é segunda-feira" e "amanhã choverá". P e Q são as letras usadas na lógica matemática para se referirem aos termos que estão sendo analisados. Na negação de (p ^ q), onde o "^" representa o conectivo "e" deve ser alterado pelo conectivo "ou" representado por "v" (p v q). Então, a resposta correta seria a letra b.

Questão bônus: Essa questão é muito semelhante a questão número 4, é uma das minhas favoritas e poucos que conseguem chegar ao resultado. Vou deixar o link aqui para vocês se divertirem, lá mesmo vocês encontraram a resposta quando terminarem. Façam com amor e atenção.

31 comentários:

  1. Que legal testes. Adoro teste de raciocínio lógico, realmente dá um youtube na nossa mente. Depois eu vou voltar aqui no seu blog fazer esses testes com calma.
    Beijo!
    www.dezalourenco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também amo esses tipos de testes, é um dos meus passatempos preferidos.

      Excluir
  2. Que post incrível. Eu adoro esses exercícios de lógica e sempre passo um tempão tentando resolver. Só me lembro de não gostar muito quando eu era mais novinha, mas hoje em dia são muito necessários pra mim.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu pai me influenciou muito com esses testes quando eu era criança. Inclusive fizemos esse teste de Einstein, que eu indiquei no bônus, juntos quando eu tinha por volta de 9 anos.

      Excluir
  3. Kkkkkkk nossa muito bom esse post, bem informativo e educativo. Algumas eu dei conta de resolver sem ter que ir na colinha dá resposta abaixo mas confesso que em outras meu cérebro deu uma boa bugado, vou procurar mais questões assim para treinar pois em concurso sempre aparecem esses tipos de questões. Ótimo post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente, nos concursos estão cheios dessas pegadinhas de lógica, sempre é bom praticar rs

      Excluir
  4. BOm dia! Adorei o post, estou sempre estudando pra concursos e essas questões sempre aparecerem. Algumas são fáceis, outras custo pra entender, a do tanque me pegou mesmo,já a das vagas foi mais fácil...
    Uma semana de muitas alegrias pra você!
    Beijos 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, treinar questões de lógica é excelente pra concurso, cai bastante mesmo. Foi exatamente pensando também nisso que eu trouxe esse post

      Excluir
  5. Olá flor! Eu sempre faço esses testes no Facebook, mas confesso que erro mais que acerto, só que continuo tentando. Lendo suas explicações parece tudo tão simples, mas eu sei que não é bem assim, o que faz de você um gênio para mim rs. De verdade adorei o post, a ideia é muito original e por isso pretendo voltar sempre para dar uma olhada.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom praticar com o tempo você vai se acostumando com esse tipo de questão e já se liga em como resolver. Claro que algumas vão te dar um certo trabalho pra você pensar em como começar e tudo mais. Muito obrigada <3

      Excluir
  6. Olá Amanda!! Eu adoro esses testes e truques, paro tudo o que estou fazendo para assistir "Truques da Mente" do NetGeo quando está passando, e é realmente incrível tudo o que nossa mente é capaz.
    Em vários testes do post eu tentava fazer umas contas malucas enquanto que a resposta estava debaixo do meu nariz haha
    Beijokas. Estou seguindo seu blog, te espero lá no meu!!
    http://otomescriativas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! Também gosto muito desse programa, sempre que posso estou vendo. Gosto de fazer os testes junto com ele haha e as vezes acabar sendo surpreendida.

      Excluir
  7. Confesso ser muito lerda para raciocínio logico e as vezes fico horas tentando. Esse primeiro eu conheci no grupo Ever e fiquei um tempão até ver a resposta hahahaha. Adorei os testes, vou mandar para o meu namorado, ele sim é bom resolver, quero ver resolver estes.
    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns que eu também demoro uma vida tentando haha. Obrigada!

      Excluir
  8. kkk teve alguns que deu um bug na minha mente! gosto de exercícios de logica, eu tinha um joguinho no celular que todo dia tinha alguns testes diferentes para ajudar a exercitar diferentes áreas do cérebro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tenho vários jogos de lógica no meu celular, mas com uma outra pegada hahaha vou fazer um post sobre isso depois

      Excluir
  9. Que legal esses testes!!! Vira e mexe vejo no Facebook e faço, mas a ideia de juntá-los em um post foi muito boa. Acertei quase todos, só fui desatenta no 3 e 5 (poxa, uns dos mais simples hauahah), mas acontece. Também adorei o layout daqui, parabéns! Beijinhos. ^~^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada! De vez em quando erramos bobeira por falta de atenção mesmo haha, acontece rs

      Excluir
  10. Muito bons os testes! Deu aquela explosão mental aqui hehehehe o da água enchendo eu tinha acertado, falei que o 3 ia encher primeiro hiihihi bjo

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
  11. Nossa que show! Adoro fazer testes e vou tentar fazer esses também!!!! Estou precisando demais, minhas aulas voltaram hoje e já estou pensando nas férias kkkk vou fazer todos os testes pra tentar decorar mais as aulas. Gostei de mais. Quando puder faz mais posts assim. Amo testes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Faço sim haha vou procurar outras questões legais de lógica em outros estilos

      Excluir
  12. Eu amo questões assim ,sempre faço testes assim no Facebook e respondo varias em épocas de olimpíadas de matemática ,faça mais posts assim ,beijos !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esses tipo de questões são muito importantes volta e meia cai em provas e concursos! Vou fazer sim, pode deixar!

      Excluir
  13. Estou estudando para fazer medicina e sei como é necessário ter um conhecimento prévio de lógica. Eu acho muito difícil essa parte, mas adoro me desafiar tentando resolvê-los. Eu adoro mandar testes pro meu namorado que dá engenharia, ele é tão rápido para resolver 😭😭
    Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ainda mais no ENEM que tem um pouquinho de questões estilo a número 5. Foi exatamente pensando nisso que eu trouxe esse post rs

      Excluir
  14. Olha, confesso que esses posts me fazem perceber o quanto que tenho que trabalhar o meu lado "lógico" rsrsrs... As primeiras são realmente bem molezinhas de responder, mas depois a coisa foi complicando e começou a me dar aquela agonia de exames psicotécnicos kkkkkkkk

    bjs

    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA. É, tem umas que são bem mais trabalhosas, tem que começar pelas fáceis e avançando pelas moderadas rs.

      Excluir
  15. Gostei, mim divertir bastante e vou aderir para minha turma.

    ResponderExcluir
  16. NOOOOOOSSS, como eu sou ruim nesses testes, tsc tsc!

    ResponderExcluir
  17. Só vim aqui pra dizer que eu mais uma vez fiquei triste por que não tinha conseguido resolver nenhum teste de lógica, mas aí eu fui no link colocado no post e consegui resolver sozinha o Teste de Einstein. Estou me sentindo super inteligente *-*

    ResponderExcluir