Tabela de avaliação

Curta!

[Livro] Assassinato na casa do pastor - Agatha Christie

07 abril 2017

Assassinato na casa do pastor é o primeiro livro da série de investigações de Miss Marple, uma idosa solteirona. A narrativa desse livro lembra muito a do livro "O assassinato de Roger Acrkoyd", feita pelo Dr. Sheppard. Miss Marple por sua vez também lembra bastante a irmã do narrador do livro citado anteriormente, Caroline Sheppard. E ambas terem a personalidade um tanto parecidas é algo completamente natural, visto que foi através de Caroline que Agatha resolveu incluir mais idosas solteironas na sua trama por ter um grande afeto por elas.
Antes desse livro eu tentei começar um outro livro da série de Miss Marple, mas estranhei um pouco o tipo de narrativa e não tive muito sucesso. Afinal, ela não é uma detetive como o Poirot, apenas é uma pessoa que vive em uma aldeia bastante pacata e passa seus dias estudando o comportamento humano. Suas investigações, são feitas com auxílio dos livros de romance policial e suas observações constantes nas pessoas (que verdade seja dita, que pessoa mais fofoqueira, hein? Impossível fazer com que ela não saiba de nada, mesmo que seja um segredo banal).
Em St. Mary Mead, a aldeia pacata sem grandes acontecimentos, Miss Jane Marple é a responsável por investigar os pequenos mistérios, como a troca de pastilhas de tosse, o vidro de camarões em conserva e entre vários outros. Mas, agora havia um acontecimento bastante interessante e misterioso, capaz de gerar um completo alvoroço daquelas pessoas: o Coronel Protheroe tinha sido assassinato na casa do pastor. Ele era um homem de poucos amigos e responsável pelas finanças da igreja, por ser meio surdo falava bastante alto e quase todas as pessoas sabiam que ele se encontraria com o Mr. Clement, o pastor, mais tarde em sua casa. Apesar de ter um jeito que cultivava pessoas que não o admirassem tanto, ninguém imaginava quem seria capaz de ter cometido tal atrocidade.
Mas, tudo acontece até mesmo um telefone falso, desviando o pastor Leonard Clement de sua casa, para facilitar o acontecimento do crime. Quem ainda não se aventurou nas estórias da Miss Marple, aconselho que comece por este livro. É um livro completamente emocionante e como já disse lembra muito um livro que o Poirot faz investigação do crime. Acho que é uma ótima dica pra quem quer fazer essa "transição" de um outro ponto de vista de investigação. O Mr. Clement faz uma narrativa maravilhosa, assim como o Dr. Sheppard, nada de confusões como é no caso do Capitão Hastings. Mas, isso não quer dizer que você não vai se perder ou se confundir com as pistas e os suspeitos. Terminei esse livro ontem e fiquei bastante chocada com as altas revelações. Só não fiquei tão surpresa com uma delas, porque já tinha desvendado com a pista e ficado bem pasma anteriormente haha.

Agora, o que eu não entendi direito foi essa capa do livro um pouco sem sentido. Por que tem uma adaga ensanguentada, se a arma do crime foi uma pistola? Vamos prestar mais atenção aí meu povo na hora de fazer a ilustração da capa! O livro foi tão maravilhoso, que eu fico com o coração apertado de dar apenas 4 corações por causa da capa. E antes que reclamem que eu disse isso, não considero isso como um spoiler já que é dito bem no início e a própria capa mostra uma possível arma do crime (mesmo que errada).

Resenha dos casos de Miss Marple:
1. Assassinato na casa do pastor

2 comentários:

  1. É! Não faz sentido essa capa! Hahaha.
    Eu tenho uma enorme vontade em ler os livros da Agatha Christie e eu ia começar pelas histórias de Poirot, mas por causa da sua resenha, passei a achar a Miss Marple uma personagem digna de ser conhecida :)
    Gostei da resenha, meus livros favoritos são de thriller e mistérios.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Poirot é muito hilário com um jeitão todo sarcástico. Enquanto a Miss Marple é engraçada pelo seu jeito de fofoqueira, mas que disfarça dizendo que não. Gosto muito desse gênero também haha, meu preferido rs.

      Excluir