Tabela de avaliação

Curta!

Projeto Baleia Branca: o jogo do bem

10 abril 2017

Sexta à noite fiquei sabendo através da Samantha de uma pseudo brincadeira que tem atraído muitos jovens, a chamada Baleia Azul. Eu não entendi direito o porquê desse nome, mas isso não tem importância. O que realmente importa é saber do que se trata o tal "jogo", algo bastante nocivo as pessoas e com um objetivo de que o participante cometa o suicídio. Sim, é algo bem pesado e pelo que vi já existia antes, mas era um pouco mais escondido.
Alguns dizem que com o sucesso da série do momento "13 Reasons Why", essa Baleia Azul começou a ser mais procurada. Não vi a série e muito menos li o livro, mas tenho uma noção do que ela aborda e eu fico me perguntando por que alguém não usa isso como uma reflexão? Com certeza o objetivo dela não é ajudar alguém a ser criativo na hora que resolver fazer o mesmo que a protagonista. E é por isso, que eu acredito que essa série não seja adequada para certos tipo de pessoas, por exemplo, aquelas que estão com uma saúde mental completamente abalada. Aconselho à eles procurarem psicólogos, profissionais que são adequados a te orientar melhor com seus problemas.
A imagem pode conter: texto
Crédito: Samantha Verhaeg
Mas, afinal de contas o que é esse tal Projeto Baleia Branca (PBB)? É um projeto criado pela Samantha Verhaeg, com o objetivo de espalhar o amor entre as pessoas e fazer cada um se amar mais. É algo muito legal e que faz bem a cada um de nós. Você não precisa estar em depressão ou algo do tipo pra poder participar. Essa brincadeira é ideal pra qualquer pessoa, e vamos ajudar mesmo outras pessoas e espalhar mais amor.
Ele tem 50 desafios diários que é dividido nas seguintes partes: amor próprio, família e amigos, outros, reflexão, gratidão e o final. Cada uma tem 10 tipos de desafios para cumprir, não precisa realizar todos os dias se você não puder. Os participantes também incentivam você conseguir chegar até o fim do PBB, é um grupo bem amorzinho. Separei alguns dos desafios que eu achei mais legais e pra deixá-los com vontade de conhecer um pouco mais sobre o PBB.

1. Se olhe no espelho e repita em voz alta: EU SOU CAPAZ DE CONQUISTAR TUDO O QUE EU QUISER. - Faça isso várias vezes durante as 24 h do desafio.
2. Marque (de verdade) um passeio com algum amigo ou familiar que você não vê há um tempo e tem saudades. (Faz parte do desafio comparecer no dia!!!)
3. Pesquise sobre trabalhos voluntários na sua cidade e se programe para realizar o que mais gostar pelo menos um dia.
4. Se olhe no espelho e reflita sobre a sua percepção sobre você mesmo. Algo mudou do começo do desafio?
5. Durante estas 24 h você deverá jogar o "Jogo do Contente", onde não importa o que aconteça, você deve achar uma razão para sorrir. Exemplo: Você caiu no meio da rua? Então aproveite para dar risada de si mesmo. Seu chocolate acabou? Você poderá experimentar algo novo no lugar.

Um recado que eu deixo é que os pais prestem mais atenção às suas crianças, conversem mais com eles e se atentem a esses tipos de atrativos prejudiciais, como a Baleia Azul, que alguns jovens tentem a procurar. E aos jovens, não tenham medo de pedir ajuda e questionem! Questionem por que você deve participar de algo que alguém só quer o seu mal, ao invés de te ajudar com algo que seja bom? E  pra quem gostou do Projeto Baleia Branca: o jogo do bem, e quiser saber mais sobre eles é só clicar aqui: Projeto Baleia Branca, que é um grupo do Facebook.

3 comentários:

  1. Menina, não conhecia o baleia branca mas confesso que, infelizmente, fiquei sabendo sim do Baleia Azul. Fiquei revoltada quando fiquei sabendo sobre isso.
    Que bom que muita gente tá indo contra isso.

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir