Tabela de avaliação

Curta!

[Livro] Não pergunte se ele estudou - Renato Alves

19 junho 2017

Tinham me pedido pra fazer a resenha desse livro há um tempinho atrás no meu post (3 dicas essenciais de estudos). Mas, eu fiquei um pouco atarefada na faculdade durante esse tempinho que sumi e não estava conseguindo dar atenção ao blog, mas aqui estou!
Como já havia dito eu ganhei esse livro como um bônus do curso de memorização que eu fiz com o Renato Alves. O conteúdo dele não é voltado apenas ao aluno que quer melhorar a qualidade do seu estudo, mas também para os pais e professores, pois auxilia a entender melhor quais são os sinais que o seu filho/parente/aluno/você estão querendo passar. Como assim, Mandy? O autor diz que quando a pessoa diz, por exemplo, "não gosto de tal matéria", não significa que ela realmente não goste daquilo. E sim que, seria um sinal demonstrando que está com dificuldade naquela disciplina e não sabe como estudá-la. E é exatamente por isso que é um livro interessante para os responsáveis e os professores (iniciantes ou não) lerem, pois não basta cobrar que o aluno/a pessoa estude tal matéria se ele não sabe nem por onde começar. E isso poderia ser uma ótima dica aos licenciados e licenciandos a começaram o primeiro dia de aula já explicando como vai ser a matéria e dando dicas de como estudar.
Figura: Sugestão do autor paara uma mesa de estudos, caso não tenha.
Esse livro é basicamente um complemento do curso, tem algumas técnicas de memorização, técnicas para melhorar a leitura (ler um texto grande e saber o que leu quando chegar no final) e organização nos estudos sem que você atrapalhe/esqueça da sua vida social (como eu já fiz várias vezes haha). Só que, pra mim, acho ideal fazer o curso e ler o livro junto, porque o curso tem um conteúdo mais aprofundado com mais técnicas e dicas. Depois que eu fiz esse curso sou outra pessoa na minha vida acadêmica, minha postura; memória e notas, por exemplo, mudaram completamente. Se quiserem posso até fazer uma comparação rs.

Obs: Lembrando que não estou ganhando dinheiro pra fazer propaganda aqui no blog, estou falando e recomendando porque acho importante passar adiante o conhecimento e técnicas que me ajudaram e que podem ajudar vocês.

7 comentários:

  1. Achei muito interessante o tema abordado por esse livro. Eu lembro que quando eu era criança eu dizia que não gostava de matemática e sempre tirava notas baixas nessa matéria, depois na adolescência eu fui melhorando porque "aprendi a estudar" matemática. Hoje eu sou formada em química, que é da área de exatas, algo de difícil de imaginar quando eu era criança

    ResponderExcluir
  2. Métodos diferentes de aprendizagem fizeram falta na minha epoca. Lembro como me sentia perdida ao estudar materias como fisica e quimica. Graças a deus nao preciso mais lidar com isso enquanto curso jornalismo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, na minha época de escola eu sabia de quase nenhum método de aprendizagem. Só fui aprender mesmo no pré-vestibular alguns e me adaptando na marra haha. Hoje, já consigo adequá-los na minha rotina sem nenhum sacrifício

      Excluir
  3. Olá ola olá
    Menina necessito desse curso. Senhor amado. Sério. Eu tbm estou na faculdade e ainda não peguei o jeito certo de estudar sabe? Isso acaba me prejudicando é muito hahah. Eu amei o post. Realmente muito bom e útil
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sei bem como é haha. Eu demorei um tempinho também pra conseguir estudar direito, mas sentia que não rendia muito. Mas, vou fazer um post sobre essa semana sobre esse curso pra explicar com mais detalhes e tirar algumas dúvidas que já me perguntaram.

      Excluir
  4. Cara, eu to muito interessada nesse livro. Eu sou a loca das metodologias e adoro ficar pesquisando sobre melhores técnicas de otimização de tempo e aprendizado. Esse livro parece ser ótimo, e fiquei curiosa pelo curso! :x

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O curso é bem legal, vou fazer um post sobre ele essa semana!

      Excluir