Tabela de avaliação

Curta!

[Livro] Bellini e os espíritos - Tony Belloto

25 janeiro 2019


Bellini e os espíritos é o quinto livro do guitarrista e compositor da banda Titãs, Tony Belloto. É um romance policial (gênero pelo qual me interesso muito, diga-se de passagem). Além disso, Tony também é apresentador de um programa "Afinando a língua" que passa na TV Cultura, o qual ele sempre chama pessoas e autores nacionais pra falar sobre literatura. Eu já sabia que ele escrevia livros, mas nunca havia lido nada antes (a lista de leituras é longa, meus caros) e me surpreendeu, positivamente falando.
O terceiro livro da série policial Bellini, traz um misterioso problema a ser desvendado. Remo Bellini, um detetive, interrompe suas férias para descobrir quem foi a pessoa misteriosa que fez um pagamento de 5 mil dólares e o porquê está tão interessado em saber sobre a causa mortis de Arlindo Galvet, advogado que morreu durante a famosa corrida da São Silvestre.
O interessante do livro ser escrito por um músico é que do início ao fim várias músicas são indicadas, a grande maioria rock dos mais variados estilos, nada mais justo vindo de um roqueiro como o Tony, não é mesmo? É um ponto positivo pro livro, visto que são poucos que oferecem uma trilha sonora que acompanha a leitura.
Os personagens são bem descritos e o Bellini, apesar de ser o protagonista, foi dos que eu menos gostei, pelo menos inicialmente. O seu jeito ranzinza e bastante machista me incomodaram muito, e teve horas que quase desisti de ler por esse motivo. Mas, existem outros personagens que valiam a pena continuar, como por exemplo a Tati e a Dora Lobo.
A história traz um ar bastante espiritual, julgo pelo título, mas não é nada esotérico (antes que perguntem). Contudo, ele comenta bastante sobre a religião espírita, inclusive fala sobre o próprio Chico Xavier e cita alguns livros pra entender melhor a religião, o que eu achei bastante interessante. Porque é algo pouco discutido e tem muitas pessoas que não conhecem nada sobre.


Apesar de tudo, achei um bom livro e já estou interessada em ler os outros livros da série. Foi um grande achado na biblioteca comunitária da minha faculdade. Que por sinal, adorei aquele lugar, já conhecia, mas nunca tinha reparado com detalhes nos livros literários e muito menos escolhido alguns para ler.

2 comentários: